Termografia mamária pode ser um método complementar para detectar câncer de mama

A termografia é feita com uma câmera de alta resolução com um software acoplado, que faz com que seja possível medir a radiação infravermelha que nossa pele emite. Desta forma, as regiões do corpo são analisadas de acordo com o calor que apresentam.

Primeiro, entenda a nossa pele

Ela tem a função de regular a temperatura e é responsável pela termorregulação do corpo, fazendo com que a gente comece a suar quando faz calor ou faz com que nosso corpo se contraia quando faz frio. Essas duas situações existem para nos ajudar a manter o nosso corpo em equilíbrio.

É aí que entra a termografia: quando tudo funciona normalmente, a temperatura das regiões do nosso corpo apresentam uma simetria. Caso contrário, há indícios de problemas, que podem ser de ordem física ou emocional.

Exemplo de situação

Estudos mostraram que em tecidos pré-cancerosos ou inflamados há maior atividade vascular. Nestes casos, a termografia gera uma imagem e uma medida de temperatura em graus Celsius. Isto é uma forma de detectar anormalidades e de prevenir possíveis doenças.

Termografia mamária

termografia mamária

Trata-se de um método ainda não comprovado de detectar o câncer de mama. No entanto, recentemente, mostrou-se uma melhoria nos sistemas  infravermelho e da análise digital. Isto resultou em diversas publicações, principalmente por médicos oncólogos com resultados positivos. Por isso, acredita-se que a termografia pode ser eficaz como método complementar.

O procedimento pode ser indicado para detectar casos de câncer de mama precocemente, mas não substitui a mamografia e outros exames recomendados pelos médicos oncologistas. A vantagem é que como a termografia ajuda a mostrar predisposição para o problema, o paciente pode tomar os cuidados necessários antes dele se concretizar.

A termografia não concorre e nem substitui a mamografia. Não detecta câncer de mama e sim risco da doença. É um exame complementar assim como a ultrassonografia e ressonância magnética de mamas. As orientações preconizadas de avaliações periódicas com mamografia são as recomendadas atualmente pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s